domingo, 13 de novembro de 2011

CENTRO ESCOLAR monsenhor Elísio Araújo - Diretor em entrevista

Os alunos do 4.º ano investigaram algumas instituições do meio local: pesquisaram em livros e na internet, fizeram entrevistas, fotografaram essas instituições… Este é o exemplo de uma dessas entrevistas, neste caso, feita ao sr. diretor António Alberto Rodrigues sobre o Centro Escolar monsenhor Elísio Araújo.



Objetivo e apresentação do entrevistador
Esta entrevista tem como objetivo saber mais sobre o Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo (CE).
Nós somos alunos do CE e gostávamos de lhe fazer uma entrevista, porque estamos a estudar algumas instituições da nossa localidade.
 Entrevista
A (Alunos): Nós sabemos que é o diretor do agrupamento monsenhor Elísio Araújo, qual é o seu nome?
D (Diretor): António Alberto Rodrigues
A (Alunos): Há quantos anos é diretor?
D (Diretor): Estou como diretor do Agrupamento de escolas Monsenhor Elísio Araújo há pouco mais de dois anos, desde 20 de Junho de 2009. Porém, antes já havia sido Presidente do Conselho Executivo desde 2005/2006. Devo lembrar que desde 1999/2000, ano de início de funções da escola sede, que pertenci aos diversos conselhos executivos e Comissões instaladoras da escola e do agrupamento.
A: Em que ano foi construído o CE? E quanto tempo demorou a sua construção?
D: O Centro Escolar foi acabado de construir em Agosto de 2010. A sua construção demorou cerca de 11 meses.
A: Quem foram os seus fundadores?
D: Se pretendem saber quem idealizou a Construção deste Centro Escolar devo dizer que foi uma deliberação tomada por um grande número de pessoas que definiram onde, no futuro, se iriam construir escolas no Concelho de Vila Verde, através da criação de um documento chamado “Carta Educativa do Concelho de Vila Verde”. A decisão efetiva da construção coube à equipa do, então Presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Manuel Fernandes.
Se pretendem saber quem fez a sua inauguração foi o Sr. Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva e Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela.
A: Que razões justificam o nome dado ao CE?
D: O nome da nossa escola foi uma escolha de um órgão da escola que já não existe, a Assembleia do Agrupamento, por sugestão da Assembleia Municipal de Vila Verde. Isto deveu-se a uma contenda pela localização da escola entre as freguesias de Pico de Regalados e de Prado que só recentemente terminou.
O nome do Monsenhor Elísio Araújo mereceu a aprovação da generalidade das pessoas por se tratar de uma pessoa muito importante, quer no campo da educação, quer na Igreja Católica. Como devem saber Monsenhor Elísio Araújo foi Diretor do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, quase desde a sua fundação. Para além disso o Monsenhor Elísio teve outros cargos importantes na área da educação e na igreja católica.
A: Que serviço presta esta instituição à população?
D: Para além do serviço educativo a nossa escola tem várias outras valências que resultam de protocolos assinados com várias instituições.
Existe serviço de educação especial, apoio educativo e uma biblioteca muito bem equipada que, para além dos recursos que já existem, vai agora ser reforçada, em mobiliário e acervo bibliográfico, no valor global de doze mil e oitocentos euros.
Oferecemos atividades de enriquecimento curricular, designadamente, a música, a expressão musical, as expressões, o inglês e atividade física e desportiva. Temos para os nossos alunos e suas famílias a componente de apoio que engloba a receção dos alunos desde muito cedo, o almoço e a componente após as aulas no ATL da Associação de Pico de Regalados e pela Junta de Freguesia de Prado S. Miguel. Para além disso temos as escolas de futebol de Pico de Regalados, o Ballet, que agora se está a iniciar, para todos os meninos, temos Capoeira, ginástica e inglês para os meninos da educação pré-escolar.
A: Quem frequenta o CE?
D: São vinte meninos da educação pré-escolar e cerca de duzentos alunos do 1º ciclo do ensino básico, divididos por dez turmas. Temos dez professoras do 1º ciclo, uma professora bibliotecária, três professoras da educação especial e duas professoras em apoio educativo.
A: Quantos alunos tem o CE?
D: No total cerca de duzentos e vinte meninos.
A: Quantas pessoas trabalham lá?
N: Para além das professoras já referidas, há pouco, existem três pessoas a servirem refeições, cinco pessoas na componente de apoio às famílias e seis assistentes operacionais. Depois temos os assistentes operacionais da escola sede que também colaboram na organização do Vosso Centro Escolar.
A: Qual é o horário de funcionamento?
D: O Centro Escolar abre cerca das sete horas e trinta minutos da manhã e encerra muito perto das sete horas da tarde.
A: Ao fim de um ano de aulas, que balanço faz do funcionamento do CE?
D: Como sabem quando há grandes mudanças há sempre alguma instabilidade nas pessoas e as crianças não são exceção. Os alunos que frequentam o Centro Escolar vieram, quase todos, de pequenas escolas com pouco mais de uma ou duas dezenas de alunos e vieram para uma escola com mais de duzentos meninos, muitas professoras e funcionários, fora da freguesia onde vivem. Apesar destes factos a adaptação correu bastante bem e o trabalho cá realizado tem sido bastante bom, havendo sempre a necessidade de fazer algumas pequenas correções.
Devo referir um problema que ainda não está resolvido e nos preocupa que é não existir ainda internet no Centro Escolar. Porém estamos a exercer forte pressão sobre a entidade responsável pela instalação da mesma para que isso suceda brevemente. Com a internet a utilização dos computadores de toda a escola e quadros interativos existentes nas salas de aula será muito mais proveitoso para a aprendizagem dos alunos.
Par finalizar e fazendo um balanço, como me pedem, no geral, estamos muito satisfeitos.
Conclusão
A: Há mais alguma coisa que gostasse de referir sobre esta instituição?
D: Sim, penso que devo deixar uma pequena mensagem. Somos uma escola jovem, com professores empenhados e muito profissionais, funcionários competentes e muita esperança no futuro. Os vossos resultados, enquanto alunos, têm evoluído de forma muito boa, o vosso interesse por aprender é cada dia maior e, por isso, só podemos estar esperançados num futuro promissor e na construção de uma escola de referência.
A: Muito obrigado/a pela sua disponibilidade.

Entrevistadores:
Ana Maragarida Sousa, Raquel Martins, Adelino Cunha, Manuel Costa
Turma 21 – Centro Escolar monsenhor Elísio Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário