terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bombeiros Voluntários de Vila Verde exemplificam técnicas de salvamento

No âmbito do Projecto Curricular "Saúde/Prevenção", sob a temática da Segurança, os alunos da EB1 de Dossãos deslocaram-se hoje ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a fim de conhecer melhor esta grande instituição que garante a nossa segurança.

Os alunos chegaram ao quartel curiosos por conhecer o interior das ambulâncias e ver de perto os carros usados no combate aos incêndios.
Fomos recebidos pelos Bombeiro Francisco Gomes e Francisco Sousa. 
O bombeiro Francisco Gomes exemplificou como se processa todo o trabalho de salvamento no caso dos acidentes rodoviários.
Eu gostei quando o Sr. Francisco me pôs um colete e me deitou na maca de emergência. Ele atou-me umas correias aos pés, aos braços e no corpo. Também me pôs proteccções na cabeça e no pescoço. Eu fiquei imobilizado, sem me poder mexer, mesmo quando ele virou a maca de lado, eu não caí." (Samuel Soares)
"O senhor Francisco mostrou-nos algumas experiências na ambulância. Vimos a ambulância a sair para o serviço." (Carolina Beiramar)
"A ambulância teve que sair e ligou as sirenes" (Luís Lopes)

OS CARROS DE COMBATE AOS INCÊNDIOS
"Eu gostei mais quando o Sr. Francisco me pôs o capacete dos bombeiros na minha cabeça e quando nos mostrou os grandes camiões urbanos." (Zé Miguel)
Vimos que as mangueiras destes carros têm diferentes larguras, consoante o caudal de água que suportam.
"O senhor bombeiro tirou um jipe para fora e nós fizemos de conta que estávamos a apagar fogo. A água saía com muita pressão." (Alexis Bernardes)
O Sr. Francisco deixou-nos pegar na mangueira, ligou a água, mas a água era não potável, e nós fizemos de conta que éramos bombeiros e soltámos a água." (Sofia Silva)

"Vimos os camiões do fogo, pegámos na mangueira e fizemos de conta que estávamos a apagar um incêndio. Gostei de conhecer os bombeiros." (Francisco Sousa)
"A parte que eu gostei mais foi de fingir que estávamos a apagar fogo." (Mariana Moreira)
"... gostei de apagar o fogo a fazer de conta! Eu puxei uma peça e a água saiu com muita pressão." (Carolina Beiramar)
Por fim fizemos uma entrevista ao senhor Francisco e gravámos tudo com o telemóvel da professora. Quando chegámos à escola, ouvimos a gravação com muita atenção e passámos tudo para o caderno.

ENTREVISTA AO BOMBEIRO
Samuel - Como se chama?
Bombeiro - Francisco Sousa.
S- Que idade tem?
B- Tenho 60 anos.
S- A sua profissão é ser bombeiro?
B- Sim.
S - Por que quis ser bombeiro? Gosta desta ocupação?
B- Gosto... Por que quis ser bombeiro? Sei lá... é um bichinho que nasce connosco... (risos)
S- Nos bombeiros, qual é a coisa que mais gosta de fazer?
B- De tudo. Entre fazer salvamentos de pessoas, prestar socorros ás pessoas ou apagar incêndios.
S- Qual foi a tarefa mais difícil que já fez ou a que mais lhe custou fazer?
B- Foi o socorro a um acidente grave, pois entre os feridos encontrava-se uma criança, que estava entalada no meio dos bancos. Ficaram presos na viatura. Assisti vários acidentes, onde já vemos pessoas mortas e isso custa um bocado. Nós tentamos fazer os possíveis para salvar as pessoas, mas quando vemos que já são cadáveres, aí já não temos nada a fazer com aquelas vítimas, temos é que socorrer os outros que ainda têm vida. Estamos sempre muito atentos ao que se está a passar no local.
S - Há quantos anos é bombeiro?
B- Há 36 anos.
S - Quantas horas trabalha por dia?
B- Como funcionário trabalho 4 horas e dou mais 4 de trabalho voluntário todos os dias.
S- Ganha muito dinheiro como bombeiro?
B- Muito pouco!! Isto é assim, a profissão que temos, olhando bem aos riscos que corremos diariamente, pois estamos em contacto com pessoas doentes, desconhecendo o que se passa... e não temos benefícios nenhuns. Nós temos salários de trolhas de 3.ª . Eu, por exemplo, tenho aqui outras ocupações, sou motorista, ajudo na facturação, etc. Mas não ganho metade daquilo que devia ganhar...
S- Muito obrigado pela sua disponibilidade.


2 comentários:

  1. Ao ver as vossas fotos, deu para ver que se tornou uma experiência inesquecível. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. QUE LINDO QUE É ESTE IMAIL FEITO PELA ESCOLA E.B.1 DE dOSSÃOS!
    SEMPRE ADOREI ESTA ESCOLA E AINDA ESTOU AESTUDAR NELA.
    BEJINHOS DA ALUNA CÁTIA

    ResponderEliminar